O Tempo da Tristeza (Repostado)

Hoje resolvi escrever sobre a tristeza que tomou conta de mim o dia todo e se eu não expurgá-la com palavras o dia será pior. Há pelo menos três razões pelas quais podemos nos sentir profundamente tristes. A primeira é a solidão, depois a saudade e por último a ausência de respostas para os grandes dilemas da vida.

Minha tristeza hoje é aguda porque estou ao mesmo tempo sem respostas, cheio de saudades e só. No silêncio e na solidão do meu apartamento ouvindo apenas o ruído do motor da geladeira, quer dizer, estava ouvindo, pois ela acabou de disparar, é que estou escrevendo este texto.

Não sou de falar das minhas tristezas por isso este texto está longe de ser uma declaração de autopiedade é apenas um desabafo. Não vou falar aqui dos motivos da minha tristeza, vou falar apenas dela mesma. Quem hoje olhou para mim pode perceber que eu estava triste; Não consigo esconder minhas emoções. Quando estou alegre estou mesmo, mas quando estou triste, estou... Hoje algumas lágrimas já rolaram, já me faltaram palavras, a voz embargou e ainda estou com uma vontade imensa de chorar. Mas, está tudo preso aqui por dentro...

Tristeza miserável esta que rouba até a minha vontade de chorar... Neste momento lembro de um certo dia quando cheguei em casa e encontrei a minha querida avó Doralice muito triste sentada à sua cama; Perguntei à minha mãe o motivo da tristeza em minha Avó quando então fiquei sabendo que um irmão dela havia falecido numa cidade no estado da Paraíba.

Me aproximei e falei que ela poderia chorar e segurando sua mão ouvi naquele momento uma das lições mais profundas em toda minha vida: “Meu filho eu já sofri e chorei tanto nessa vida que não sai mais nada, não cai uma só lágrima, fico só triste”.

Aprendi com a Dona Dora naquele início de tarde que a gente não somente chora ao verter lágrimas... A gente chora por dentro, chora na alma, mesmo que o sofrimento e a tristeza impeçam as lágrimas saírem.

Entendi o choro da minha Avó naquele dia. E ela pensando que não chorava mais. Chorou em suas palavras... Hoje eu quero chorar escrevendo aqui. Na vida também há momentos para o choro ou para tristeza mas eu não a celebro.

Não há nada mais humano que chorar... Aprendi isto com o meu Mestre que também chorou com a perda do seu amigo Lázaro. Existem algumas situações em nossa vida que as palavras não precisam ser ditas, as lágrimas se tornam nossas orações. Deus sabe interpretar lágrimas como ninguém. Como gostaria que hoje Ele não somente as minhas interpretasse, mas que as respondesse, e que arrancasse toda esta solidão de dentro do meu peito.

A tristeza nos empurra para as “cavernas” existenciais e a minha hoje está bastante escura. Hoje estou terminando o dia lendo e orando como Davi quando estava em sua caverna:

“Atende, Senhor, a minha oração, dá ouvidos às minhas súplicas. Responde-me segundo a tua fidelidade, segundo a tua justiça. Não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não há justo nenhum vivente... Por isso dentro de mim esmorece o meu espírito, e o coração se vê turbado. Lembro-me dos dias de outrora, penso em todos os teus feitos e considero nas obras das tuas mãos; A Ti levanto as mãos; a minha alma anseia por ti, como terra sedenta. Dá-te pressa em responder-me; não me escondas a tua face, para que eu não me torne como os que baixam à cova. Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostre-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma. Livra-me dos meus inimigos; pois em ti é que me refugio. Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano. Vivifica-me, Senhor, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira da tribulação a minha alma. E, por tua misericórdia dá cabo dos meus inimigos e destrói todos os que me atribulam a alma, pois eu sou o teu servo” – (Salmo 143).