O Tempo da Alegria

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do Céu:... ...tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria;"
(Eclesiástes 3:1 e4).

Assim começa e se desenvolve um dos textos mais belos e ricos das Escrituras Sagradas. O conteúdo prático e objetivo descrito por Salomão não nos deixa outra opção se não entender que a vida não é uma 'reta', um caminho previsível e sim um caminho no qual experimentamos dias bons e outros ruins; dias onde o choro e o riso têm seu tempo e ocasião.

É Tolice pensar que viveremos dias retilíneos em nossa existência sem que nenhuma imprevisão nos tome de supresa. Entretanto, a tristeza e o choro não são eternos, ambos têm o seu tempo determinado pois voltaremos a sorrir e saltar de alegria.
Se dias atrás escrevi sobre "O Tempo da Tristeza" (veja texto abaixo), hoje quero falar sobre a alegria que invadiu meu coração, pois é o Tempo da Alegria. A alegria de poder sentir, que mesmo em meio a todo esta bagunça social e toda a desestruturação que ela causa na vida das pessoas e famílias, Deus me conduz a lugares e me usa para interferir por alguns momentos na vida de crianças, adolescentes e jovens, e estes 'alguns momentos' poderão determinar a caminhada deles aqui e depois daqui.


Hoje tive uma manhã maravilhosa com algumas crianças que fazem parte do programa da ONG (ASSEMER - ES) que dá apoio à crianças em situação de vulnerabilidade, onde iniciei um trabalho de musicalização com o objetivo de organizar um côro(coral) para cantar nos eventos natalinos já agendados pela cidade no mês de dezembro. A semana com eles começou tensa, com muitas dificuldades e apreensão, mas está terminando cheia de esperança e alegria.


Estou alegre porque tenho visto na comunidade onde tenho servido acompanhando jovens e adolescentes que Deus está realizando algo significativo e lindo, movendo corações de alguns que certamente influenciarão outros a entenderem que a vida é mais que sonhar com a carreira, trabalhar e ganhar dinheiro.


Estou feliz porque Deus tem agido no tempo certo, no tempo d'Ele, o tempo que Ele determinou para recolher os 'frutos' de sementes que em tão pouco tempo foram plantadas por mim. Hoje (26/10) iremos festejar a alegria de ter Deus no coração. Vestidos com fantasias infantis sem nada esconder, vamos brincar pois em Cristo a gente é livre de verdade para celebrar a vida com todo o 'gás' no coração.
Estou feliz porque vejo jovens e adolescentes aprendendo que celebrar a vida em Cristo não nos tira a responsabilidade de proclamar.

Estou alegre porque apesar de algumas situações humanamente difíceis de sentir, pensar e compreender no meu atual momento existencial, posso escutar palavras doces que aliviam a alma e reacendem o sonho há tanto esperado... Estou alegre porque relembrei que a minha vida está sob o controle absoluto daquele que É.
Estou feliz porque não existe uma outra maneira da gente aprender, crescer e amadurecer se não for vivendo. Se não for desconstruindo e construindo; chorando e sorrindo; calando e falando; abraçando ou deixando de abraçar... Ah... Temos que aprender a dar tempo pra vida.
Estou feliz porque estou vivo. E é nesta minha vida cheia de altos e baixos, de curvas e surpresas boas e ruins, é que Deus vai me ensinando, se revelando e eu vou ficando mais encantado...

Eita felicidade danada! É gozo na alma... É certeza das coisas que não consigo ver... É deixar... É viver cada coisa no seu tempo... E hoje, é o tempo da alegria.