Dicas Experimentais para 2009

Mais um ano se encerra e em meio aos fogos de artifício e as luzes do natal que ainda resistem, em muitos corações a artificialidade do sorriso parece esconder um ar de tristeza revelada no olhar por conta das perdas, frustrações e decepções acumuladas no ano de 2008.

A festa esperada em todos os lugares do mundo parece dar a sensação de que um novo tempo estará começando do zero, da zero hora e que tudo o que aconteceu desapareceu. Psicologicamente esta disposição pode gerar alívio e até catarse, mas a grande realidade é que o tempo não pára, o tempo continua e a vida vai seguindo o seu curso, o seu compasso e desdobramentos. Mas além da cronologia, penso que a grande questão é como continuaremos a nossa caminhada nesse novo espaço de tempo que nos permitimos viver?

Pensando nisto e desejando felizes dias para frente, que resolvi escrever algumas dicas importantes para mim e que gostaria de compartilhá-las com vocês que me lêem. Não se trata de receita de auto-ajuda e nem ‘conselhos’ como os dos “visionários” de plantão para um bom começo de ano como vemos nos programas de televisão. São apenas dicas pessoais que poderão ser assimiladas por você ou não neste último texto de 2008. São experiências e objetivos que conquistei e /ou persigo na tentativa de cada dia que eu viva seja rico de significados.


1ª - EVITE O PERFECCIONISMO PARANÓICO
A cobrança excessiva sobre si mesmo traz conseqüências terríveis à nossa alma. A idéia fixa que alguns alimentam de serem perfeitos tem levado muitos à paranóia. Gente que acha que não pode errar ou não admite o erro. Toda idéia perfeccionista é fruto de uma concepção de vida regada de expectativas idealísticas. As expectativas ideais denunciam a falta de habilidade de conviver com o real. Na vida real existem dores, dissabores, alegrias e tristezas, temores, encontros e desencontros, erros e acertos em busca de uma melhoria. Não tem como a vida ser diferente. Continue aprendendo com os seus próprios erros e não se cobre tanto.

2ª - SEJA PACIENTE
Vivemos num tempo das coisas apressadas: Fast-Food para não termos que esperar tanto; Controle remoto para mudar os canais desesperadamente; Dos aceleradores de maturação e crescimento de animais e vegetais para atender as demandas de comércio. Transferimos toda esta bagagem para a vida e no mundo das coisas apressadas agonizamos com a idéia de processo/espera. Todo processo tem seu tempo, e cada processo requer uma espera. Desaprendemos a esperar. E isto tem nos levado a tomar decisões precipitadas e viver situações sem significado. Compelidos pelo saciar do desejo agora, perdemos de desfrutar a plenitude que está mais adiante. Eu ainda preciso ser muito paciente em muitas coisas.

3ª - NÃO DESISTA APESAR DAS DIFICULDADES
Somos mais tendentes a nos apegarmos às coisas negativas que às positivas. Estão mais facilmente acessíveis em nossa memória os fatos ruins que os bons. As dificuldades são inegáveis, mas permanecer preso a elas não é uma boa escolha. Desenvolva uma atitude positiva sobre o que passou e ressignifique o seu agora, olhando para frente com esperança e coragem. Alguns abandonam seus sonhos e projetos porque se focam nas dificuldades. Talvez o caminho da sua realização pessoal não seja uma reta, como foi para outros, mas uma curva. Irá demorar mais tempo para chegar entre um ponto e outro, o seu objetivo ou sonho, mas você irá chegar. Chegue então com dignidade.

4ª - SEJA AUTÊNTICO
Penso que a compreensão mais clara de autenticidade seja a delimitação do seu espaço pessoal. Quando você é o que é realmente sem disfarce algum, não somente as pessoas te percebem melhor, mas começam a entender e respeitar quem você é. Quando somos autênticos imprimimos a nossa “marca” nas pessoas e no mundo. Toda autenticidade é aliada com a compreensão mais aprofundada de si mesmo, com a autocoerência, com a ação justificada. Ou seja, eu estou fazendo isto por conta disto. Contudo, uma das coisas mais relevantes desta atitude pessoal é a verdade. Verdade consigo, com os outros e com Deus. Ser autêntico é não ter medo de frustrar ninguém, mas é a coragem de ser simplesmente o que você é.

5ª - APRENDA A SER RESILIENTE
A capacidade de suporta grandes impactos e continuar firme, resistente é o que significa, grosso modo, ser resiliente. Digo grosso modo, porque cada um sente de um jeito diferente. O que dói em mim, não dói do mesmo jeito em outra pessoa. Neste sentido não podemos classificar dor, porque só sabe o que é dor quem a sente. Contudo a resiliência é a capacidade de no fundo do poço, podermos recuperar as forças e nos reerguermos para a vida. Os processos de sofrimento têm começo e fim, e acho até que eles precisam ser vivenciados e experimentados assim como os dias de paz e alegria, porque não há melhor professor que a dor e o sofrimento. Mas a vida continua... E como diz o velho samba: “... levanta, sacode a poeira e dá volta por cima”. Uma das grandes maravilhas de estarmos vivos é esta capacidade de nos refazermos das situações que nos afligem.

Felizes dias, meses e anos para você!
Deus seja contigo...