Sobre Amor, Cactos e Flores

Há um tempo atrás tomei a decisão de não mais entregar flores para expressar meus sentimentos por uma pessoa que amo ou venha amar. Resolvi entregar no lugar das flores, um Cacto.

Talvez para alguns esta decisão não seja nada romântica e desprovida de beleza, mas não vejo assim. Há muito mais beleza e significado para mim nesta atitude que antes quando entregava flores.

As flores são belas, cheirosas e impressionam por suas cores fortes e vivas ao mesmo tempo que são tão sensíveis e frágeis, podendo morrer rapidamente.
Não é sem sentido que o dito popular afirme que uma paixão entre um homem e uma mulher dure o tempo em que as flores estiverem vivas. Ou seja, quando elas murcham, vai-se embora a paixão.

A Frase pode até parecer supersticiosa, fatalista e sem poesia, mas tem lá sua razão de ser. Eu não critico quem ainda resolve dar flores a quem ama, mas o fato é que as flores que eu já entreguei, nenhuma delas sobreviveu, todas murcharam e eu 'cansei'.
Cansei de dar flores...

Cansei de expressar meus sentimentos rasos... Cansei da instabilidade e da angustiante expectativa de quando elas ‘iriam’ secar. Cansei de vê-las perderem o cheiro, a cor e vivacidade ao mesmo tempo em que percebia a morte lenta do desejo, da alegria e do encanto por quem estava ‘envolvido’.
Cansei dos esforços inúteis e das receitas tôlas como colocar açúcar no vaso com água a fim que as belas e frágeis flores não morressem tão cedo.
Cansei de entregar talos cortados sem raizes embrulhados em plásticos bonitos e com um laçinho...

Resolvi entregar cactos...

Eles parecem hostis, perigosos de se tocar, de aparência rude e ameaçadora com seus espinhos expostos sem segredo. Eles não têm o cheiro das flores e nem despertam suspiros apaixonados.
Fortes, resistentes e adaptados a viverem em situações adversas, os cactos vão resistindo tanto à sequidão quanto os temporais, ao calor e ao frio... Os cactos não morrem cedo.
Eles não são frágeis e sensíveis como as flores, eles têm raiz. Apesar dos espinhos eles também florescem.

A flor do cacto é linda! Ela pode brotar branca como a nuvem, azul como o céu ou amarela como o sol. Floresce entre os espinhos que a protegem das ameaças de serem comidas por animais de grande porte, assim como das aves que não conseguem pousar sem ferir os pés.
A flor do cacto floresce em meio a sequidão tanto do Cerrado quanto do Sertão nordestino.
Quando eu entregar um cacto a alguém estou querendo dizer a esta pessoa que estou pronto para amar.
Que estou disposto a experimentar a vida e as suas estações de ‘sequidão’ ou ‘chuva’, ‘frio’ ou ‘calor’.
Eu quero um amor como o cacto...
Que seja resistente, forte, firme e que se expõe...
Um amor que apesar das situações floresce.

16 comentários:

Unknown disse...

Pôxa Daniel, que lindo!!! Quanta profundidade, quanto romantismo VERDADEIRO!!!
Parabéns pelo que vc é e por tudo que significa para mim!!!
bjs

... disse...

Dani,como sempre me surpreende com seus textos, criativos e originais.
Achei muito interessante sua maneira de demonstrar o amor e também profunda e verdadeira.
Beijos!!!

Celia Rodrigues disse...

Um cacto e o amor! É preciso ter muita sensibilidade para ser feliz numa comparação como essa. Texto maravilhoso! Um abraço!

Sentidos disse...

Tenho que concordar com a Célia e com os outros depoimentos...
Admito q em muitos momentos achei o Pr. Daniel insensível, porém estava errada... e percebo isso claramente em suas palavras, não somente neste texto, mais nos que seguem abaixo. Claro este é o mais profundo deles, em que creio vc se mostra muito mais...
O fato de vc conseguir tirar de um cacto tanta sensibilidade, amor, profundidade e poesia... não é para qualquer um... sua alma provavelmete reflete suas palavras...

Unknown disse...

Daniel, fiquei surpreso com o texto. Não sabia do seu talento para escrever. Muito bonito mesmo!

Grande abraço

Unknown disse...

Olá, amo cactos e a mensagem é linda, uma poesia, e o amor deve ser assim mesmo, como um cacto, parabéns lindo lindo!!!!

Anônimo disse...

interesantíssimo.... meu pensamento é muito parecido com o seu... muito legal; esta é a visão que tenho dos cactos tb....

ISIS SARMENTO disse...

Já havia lido este texto em outra ocasião e o achei um pouco rude mas, após tantos temporais e secas tenho que concordar com voce: os cactos são grosseiros mas, produzem flores belíssimas; não são nada romanticos mas, duram uma vida toda. Tambem quero um "cacto", quanto estiver pronta.

Elizangela disse...

Gostei muito. Lindas palavras!

Anônimo disse...

LINDA E REALISTA POESIA POIS O AMOR Ñ É SÓ DOCE TEM SEUS ESPINHOS TBM, AMOR QUE É AMOR SUPERA TDS OS ESPINHOS.

Anônimo disse...

Então, eu comprei um cacto para o meu namorado, pois acho que eles são "parecidos" rs, tipo em meio aos espinhos nasce uma flor...
digamos assim, haha. Então procurando no google algo que eu pudesse lhe dizer achei seu texto, e achei-o ótimo! Espero que não fique bravo, pois usarei algumas palavras suas em uma carta para ele. Beijos, Amanda.

morit disse...

Incrível!! Resolvi presentear os professores que eu coordeno em uma escola publica do município de Itabuna na Bahia com uma espécie de cacto. A disposição de suas folhas fazem com que ele pareça um grande flor. É muito lindo, e mais interessante nele é, que cada folha que cai, dela surge uma nova planta. Ganhei uma mudinha dela, de uma criança e ela se multiplica a cada dia.Queria dar junto com o cacto uma mensagem que falasse poeticamente sobre a planta. Encontrei a sua! Linda, profunda e verdadeira! Amei!!!Parabéns, muito original!

Unknown disse...

Daniel,
Em comemoração ao dia da Mulher, pedi que não entregassem rosas para as mulheres. Expliquei que a demonstração de carinho e amor deveria ser muito mais profunda do que o "belo" com vida tão exígua.
Claro que muitos não conseguiram; afinal, entregar uma rosa é tão romântico!!! Penso exatamente como você e quando tenho que entregar flores, as entrego em vasos, para que tenham uma sobrevida maior. Há tempos deixei de entregar "caules cortados, embalados".
Estava escrevendo sobre o cactos e a sua profundidade quando encontrei o seu maravilhoso texto. Parabéns! Expressão perfeita!

Unknown disse...

Adorei texto dos cactos. Parabéns.

Anônimo disse...

Já li esse texto mil vezes e continuo amando ele! Aliás, já passei pra várias pessoas que eu gosto lerem, porque me toca de uma forma muito singela e bonita. Nunca gostei tanto de cactos como agora, graças a você! Obrigada

Tahzinha😜 disse...

Pura vdd ameii��,eu sempre tive quedas por flores ainda tenho (rsrs)mas,eu nunca tinha parado pra pensar no sentido dela em relação ao amor, e de tal forma é mesmo bem semelhante a um amor por exemplo, sem confiança,frágil de mais para enfrentar situações e provas da vida.Vou preferir cactos agora ,apesar de espinhento, resistente...