Observando, Lendo e Orando.

Semana passada após deixar meu pai no médico, logo cedo pela manhã, caminhei à procura de um lugar tranqüilo no centro da cidade aonde pudesse continuar a leitura de um livro que me dispus a passar suas páginas sem pressa, pois aprendi tempos atrás com o Rubem Alves, que os ‘livros devem ser ‘ruminados’; Lidos e digeridos, assim como uma vaca faz ao engolir uma manga.

Ao passar em frente à Igreja do Santíssimo Sacramento, no cruzamento das ruas Manoel Borba com a do Hospício, achei que ali encontraria tempo e ambiente para ler até o momento de reencontrar meu pai.

Logo que entrei procurei por um lugar reservado nas últimas fileiras. Num rápido olhar sobre o local, percebi algumas pessoas sentadas e outras ajoelhadas em devoção. A Igreja era imensa e poucas pessoas estavam ali àquela hora da manhã. Um silêncio profundo me envolveu em poucos instantes.

Percebi que as pessoas que entravam e saiam, procuravam ter um momento com Deus antes de seguirem para o trabalho. Dentre essas pessoas, um jovem ajoelhado e de braços erguidos alguns bancos à minha frente, me chamou a atenção; Em meio às lágrimas, falava às vezes balançando a cabeça e braços como se pedisse algo com muito fervor. Observando de longe lembrei de Ana, quando no templo falava com Deus expondo a angústia da sua alma, foi tida e repreendida equivocadamente como bêbada nas primeiras horas da manhã pelo sacerdote Eli.

Não cometi o mesmo equívoco do sacertode enquanto observava aquele rapaz. Perguntava-me o que poderia se passar no coração daquele jovem que o movia a falar com Deus tão intensamente, ao mesmo tempo em que lia que a oração nos aproxima de Deus e é meio de transformação daquilo que somos; “se não quisermos ser transformados por Deus fugiremos da disciplina da oração”.

Lendo e observando as pessoas naquela igreja, resolvi falar com Deus logo depois que li, que em oração “Deus vai aonde a gente está”. Não seria necessário ler isto para crer que Deus estava ali. Mas a frase despertou meu espírito a orar a Deus naquele momento e foi um tempo de deleite como há muito não sentia.

Encontrando-Se comigo naquela manhã e daquela forma, enquanto eu observava, lia e orava, Deus com seu jeito manso e amável me falou que era preciso ter mais tempo com Ele em oração.

Levantei-me lembrando do Phillip Yancey que escreveu em um dos seus livros que podemos encontrar Deus nos lugares mais inesperados. Eu que apenas pensava em encontrar um lugar tranqüilo para ler naquela manhã percebi que a oração ainda é um terreno que precisa ser mais explorado por mim.

4 comentários:

Anônimo disse...

È divino quando consiguimos perceber Deus falar conosco nas coisinhas mais pequeninas.Muitas vezes nos pega de surpresa.E a mensagem Dele é sempre edificante,e nessas horas temos a certeza que nós nao somos um acidente,somos importantes.Gosto muito de um poema de RUSSEL KELFER que diz assim:
VOCE É QUEM É POR UMA RAZAO,VC FAZ PARTE DE UM PLANO COMPLEXO.VC É UMA CRIAÇO ORIGINAL,PRECIOSA E PERFEITA,DENOMINADA COMO NOTÁVEL HOMEM OU MULHER DE DEUS.
VC TEM ESSA APARENCIA POR UMA RAZAO,NOSSO DEUS NAO COMETEU NEHUM ERRO.ELE O TECEU NO ÚTERO,VC É EXATAMENTE O QUE ELE QUIS FAZER,OS PAIS QUE VC TEER FORAM ESCOLHIDOS POR ELE,E A DESPEITO DE SEUS SENTIMENTOS ELES FORAM FEITOS SOB MEDIDA PARA OS PLANOS QUE DEUS TEM EM MENTE E ESTAO APROVADOS PELO SENHOR.VC É QUEM POR UMA RAZAO,VC VEM SENDO MOLDADO PELA VARA DO SENHOR.VC É QUEM É .AMADO,PORQUE HÁ UM DEUS...

Daniel Barros disse...

Obrigado Alzeni por suas palavras. Um grande abraço pra vc!

Anônimo disse...

Maravilhoso saber que vc teve esse (re)encontro com o Nosso Deus na igreja em que eu fui batizada. Fiquei emocionada e interessante é que eu esto lendo este texto num momento de minha vida em que tenho questionado muito sobre a minha espiritualidade, eu preciso orar mais. Eu creio que Deus me mostrou este texto como resposta.

Unknown disse...

é Daniel,seu texto mexeu muito comigo,sou muito ligada a Deus,desde a minha infÂncia e sei q ele é a força que nos guia.
Hoje sou o que sou devido a Ele.
Vc é uma pessoa iluminada,percebi isso logo que te conheci...
...um luz brilha em sua volta e faz com que todos que estejam ao seu redor sejam iluminados por isso.
Deus te ama e em ti quer fazer milagres.