Sarrabulho


Definitivamente a vida é dura! Por mais que creiamos na bondade e no amor incondicional de Deus por nós, por mais que sintamos momentos de intensa alegria e realização, parece que as coisas concorrem para o dissabor. Então, algum dia podemos sentir bater forte os solavancos da vida que nos desestabilizam as emoções, a alma, os pensamentos, o organismo, enfim, um sarrabulho de tristeza, incompreensão, intranquilidade, chateação, parece nos apanhar de surpresa arrastando tudo e nos levando até à praia.

Não sei se você já experimentou a pancada de uma onda forte fazendo de você o que bem quer, e depois ser jogado como um bêbado na areia. A sensação de “coisa ruim” talvez traduza ou trace um paralelo com a vida real quando as imprevisões e dissabores nos sobrepõem. Sabemos que iremos enfrentar algumas barras ao longo da nossa vida. O que não sabemos é como esperá-las e/ou como administrar as tensões que elas nos causam ou nos causarão.

As tensões e sensações que os sarrabulhos da existência nos causam são cruéis, porque elas nos fazem agir não pelo o que sabemos ou cremos, e sim pelo o que sentimos. Quando a gente pensa que vai agir com tranqüilidade, o desespero e o medo nos tomam; Quando achamos que vamos agir com naturalidade, nos descompassamos e o problema parece estampar o nosso rosto; Quando pensamos que as coisas iriam engrenar, tudo pára, e ficamos meio que à beira do caminho; Quando pensamos que tudo irá dar certo, dá errado, e o despertador da realidade toca nos acordando pra vida fazendo-nos perceber que a realidade é bem diferente daquilo que muitas vezes idealizamos.

Se ao ler este texto alguma onda forte te apanhou e o sarrabulho misturou as coisas por dentro, a fé foi parar nos pés, os olhos quase não abrem de tanta 'areia' e 'sal', o coração acelerou por conta do susto e da tensão; a cabeça chacoalhada dando aquela sensação de perdido... Que sarrabulho hein? Agora é administrar as tensões... Como?

Vai encontrando abrigo e tranquilidade na companhia de amigos de perto e de longe, em boas leituras, faça orações ou simplesmente escreva, porque nestas coisas a nossa espiritualidade também pode se expandir e aprofundar-se. Isso é como tentar sair da beira da praia, respirar um pouco e esperar a maré baixar. Se você nunca experimentou um sarrabulho, garanto que cansa muito. E, em pouco tempo de rebuliço, parece deixar a gente todo quebrado. Quando pequeno minha mãe já dizia: “Menino tome cuidado com o mar! Com ele não se brinca”. Ela tinha razão... No mar da vida as coisas não são fáceis.

Ainda na areia, a gente vai expelindo a água salgada pelo nariz, vai tossindo espremido tentando colocar pra fora toda a agonia e cansaço angustiado. Não há muito que fazer, depois de um "bom" sarrabulho, o jeito é esperar passar o tempo, recuperar as idéias aos poucos, e se re-fazer do solavanco. Voltar para casa’ (recuperar sua autonomia emocional, espiritual, seja o que for ), tomar um bom banho de água doce e continuar vivendo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Sarabulhado ?
Quem nunca foi ? literalmente e/ou na alma sempre passamos por essas ... mas a na fonte da água da vida tiramos essa maresia, nos amigos de sempre, na cia de um violão ...
Esse sal vai sair ...
Mas garanto ! Não será 1ª nem a última sarabulhada ...
Paz!

Anônimo disse...

Realmente,em alguns momentos em nossa existência, onde é ora de colocarmos na prática tudo que por vezes falamos ou aconselhamos as pessoas... e ai vejo o grande amor e cuidado de Deus por nós.Onde olhamos a nossa volta e nem os amigos e os familiares, as vezes Deus deixa por perto, para garantir que estaremos eu e Ele (Jesus)à sós para cuidar de nós...
E mais uma vez tirarmos um grande crescimento, para quando falarmos, falarmos com a almaaa...
Sei que como vc diz no sue texto, o que conforta é saber que vai passar... e quando me levar, estarei mais forte!
"Segura na mão de Deus e vá..."

Tatiana.

Lucy Lordelo disse...

Olá!!!
De volta ao blogosfera!!! rsrsr
Acredita q é a primeira vez q vejo a palavra "sarrabulho"?
Mas, do fundo do coração, espero que esta fase passe logo e, pode acreditar, ela passa simmmmmmmm.
Por ora, pode contar SEMPRE, com os amigos de perto e de longe, muito longe. rsrsrs
Um grande abraço e fique com Deus.

Celia Rodrigues disse...

Oláaaa! Então não agüentou ficar longe disso aqui, hein, rsrs!
Pois é, e como eu tenho sabido a respeito dessas quase tsunamis e dos solavancos da vida! Na verdade, tenho a impressão - pra não dizer certeza - que Ele próprio nos brinda com situações assim vez ou outra... Com algum propósito, claro. Graças a Ele mesmo, minha fé ainda não foi pro chinelo.
Esse também é um dos motivos pelos quais resolvi dar um tempo no blog. Não devo demorar a voltar, mas por hora, não dá.
Abraços cheios de saudade!
Celia e Nil.

Unknown disse...

Que texto maravilhoso! Pude me emocionar tremendamente!Deus nos molda me uma forma interessante e única! São Trechos de nossas vidas em que não sabemos onde estamos nem muito menos como chegamos ali!Mas de uma forma inexplicável Deus nos resgata e nos enche de "água doce"!

Pr. Daniel...
Que Deus continue te usando e te fazendo ser esse homem valoroso!

Anônimo disse...

Que bom Daniel lê as coisas que vc escreve e saber que mais alguem além de mim leva "sarrabulhos" mais de todos eles tiramos coisas boas e isso é o que nos faz levantar, tomar o banho de agua doce e continuar vivendo e tentando não levar mais um "sarrabulho". Estou aqui para te ajudar a levantar e te dá animo para continuar a nadar. Um beijo meu amigo e fica com Deus!

Unknown disse...

Que bom Daniel lê as coisas que vc escreve e ai vejo o grande amor e cuidado de Deus por nós Que texto maravilhoso! Que Deus continue te usando e te fazendo ser esse homem valoroso! parabens pela inspiração
beijos...

Anônimo disse...

Meu Querido Amigo Daniel,

Seu texto está maravilhoso, grandioso, intenso, cheio de emoção e com muita propriedade.

É maravilhoso chegar aqui e ler algo enriquecedor, motivador e apaziguador.

Muito bom você ter voltado. E eu já te disse que ameeeiiii!

Fique na paz!

Beijos,
Elis

Leisure disse...

Poxa, Daniii.....qtos sarrabulhos eu levei e vc acompanhou de perto e tantos outros eu vivo e vc tbm acompanha, só q de longe agora...
Hoje mesmo (23.12.2008), ao conversar contigo pelo msn, vc tomou conhecimento de um tapa q a vida me deu...aliás, sentimentos horríveis afloram em mim depois de uma covardia q fizeram comigo.
Acredito q os sarrabulhos reais são akeles q existem para nos provar nakilo q mais repugnamos, sabe? Minha mãe tbm me ensinou um ditado: akilo q mais abusamos é com o q mais nos lambuzamos...
Meu óculos se foi...sem pro...mas tenho q "suportar" a dita cuja pq ela é empregada da minha sogra...
Será este meu sarrabulho da vez??

Bjus, meu querido....Texto maravilhoso!